Como ter privacidade no apartamento? metade dos brasileiros moram sozinhos

Você já se perguntou como ter privacidade no apartamento? esse é o maior desejo dos brasileiros que vivem nos grandes centros urbanos. Inclusive é um desejo compartilhado fortemente entre os jovens adultos que moram em apartamentos.

Na pesquisa realizada pelo site SPC Brasil, vimos um dado importante: o perfil do brasileiro que mora sozinho. É disso que nosso artigo se trata, investigar o porquê das pessoas morarem sozinhas!

Na mesma pesquisa vimos que a metade dos brasileiros entrevistados deseja privacidade no seu apartamento. Sendo que menos da metade dos entrevistados, cerca de 37%, não precisa dar satisfações para outras pessoas.

Dessa forma a privacidade é mais do que valorizada pelos brasileiros e entenderemos as vantagens disso!

Leia este artigo até o final para ter um panorama mais aprofundado sobre a privacidade em apartamentos.

Como ter privacidade no apartamento
FOTO: Pexels Foto de Andrea Piacquadio

Por que morar sozinho é importante?

Morar sozinho é uma das melhores experiências para o autoconhecimento. Isso serve principalmente para as pessoas que se cobram demais no dia a dia. Muitas pessoas deixam de ter uma rotina saudável por causa da rotina familiar da sua casa.

Sem dúvida a interferência nas atividades diárias pode tirar a liberdade do morador. Estudos recentes revelam que as pessoas preferem morar sozinhas e que inclusive gostariam de investir em empreendimentos imobiliários.

O investimento da casa da própria é pensado não somente pela privacidade do morador, mas na intenção de socializar e receber visitas quando quiser.

Embora várias pessoas necessitem de privacidade na rotina diária, também é super saudável receber companhias no final de semana. Pode acreditar que morar sozinho é importante, mas ter uma casa própria para receber os amigos, as vezes, é melhor!

Vale a pena morar sozinho?

Sim, vale a pena se você estiver estável financeiramente para manter os custos da moradia. Embora algumas pessoas não possuam salário fixo e independência financeira, compartilhar a moradia é uma boa solução.

Assim dividir a moradia então é uma solução para quem deseja realmente absorver custos financeiros e domésticos. Em contrapartida é possível que você enfrente problemas de convivência diária, mas esse seria outro papo!

Alguns dados importantes para você:

  • 49% das pessoas que desejam morar sozinhas não gostam de interagir com pessoas.
  • 36% das pessoas possuem medo de violência (nesse caso podemos citar também a violência doméstica)
  • Apenas 23% não deseja dividir as despesas domésticas com alguém

Dicas para quem mora sozinho em casa

Nada melhor do que morar sozinho em uma casa, inclusive você pode investir e fazer modificações interessantes. Por exemplo, compre um isolamento acústico, pois é uma das melhores ideias para quem mora em apartamentos e odeia barulho!

Outra alternativa é ter um espaço de relaxamento na casa para você poder descomprimir do estresse da rotina de trabalho. Inclusive o nome desse espaço se chama espaço de descompressão.

O espaço de descompressão é ideal para relaxamento profundo e meditação. Mas você também pode investir em coisas mais interessantes, como sua própria sala de jogos.

Existem pessoas que exploraram a área verde da casa, nessa hora é ideal separar suas plantinhas preferidas e fazer uma bela ação de paisagismo.

Outra dica para quem mora sozinho é realmente investir na decoração, tente deixar a sua casa com sua personalidade em todos os elementos decorativos. Principalmente quando se trata de luminárias.

As luminárias conseguem influenciar as emoções no ambiente, isso porque podem ser escolhidas de acordo com estilo da pessoa. Você pode escolher uma luminária que te ajude no relaxamento diário.

Mas também pode escolher outra que te auxilie a ter mais atenção, nesse caso escolha luminárias com LED branco ok?

Por que morar sozinho é muito importante?

Morar sozinho é importante porque pesquisas revelam que o autoconhecimento aumenta significativamente. Essa mudança ocorre com mais intensidade quando temos mudanças geográficas. Ou seja, pessoas que se mudam para outras cidades.

Existem fatores culturais e sociais que impactam diretamente no crescimento das pessoas que moram sozinha. Em muitos casos são jovens adultos, mas por outro lado temos pessoas que se divorciaram recentemente.

Em outra pesquisa com 600 pessoas que moravam sozinhas, e entrevistadas em todas as capitais do Brasil, com diferentes gêneros, tivemos os seguintes relatos:

Segundo o IBGE exitem mais de 10,4 milhões de pessoas que moram sozinhas no Brasil, representando 15% de domiciliados. 

Digamos também que existe uma alta na busca de imóveis online, principalmente porque as plataformas online conseguem listar os benefícios de se morar na sua nova casa.

Podemos citar um exemplo de um site famoso para que você pesquise sua nova casa, a urbay é um desse site que investe em conhecimento.

Na aba guia de cidades existe um estudo sobre a região onde você irar morar! Digamos que a urbay é uma corretora online que visa facilitar o seu acesso aos apartamentos, casas baratas e condomínio de luxo.

Deixe um comentário