Investir é uma necessidade para quem deseja fazer bom uso de seu dinheiro e alcançar suas metas. Porém, existem muitas pessoas que não entendem sobre o assunto e estão cheias de dúvidas.
Os investimentos são qualquer tipo de gasto ou aplicação que trazem algum retorno futuro, e as pessoas podem investir dinheiro, capital intelectual, natural ou social. E você não precisa ser um especialista no assunto para investir.
Por isso, neste artigo, será possível entender o que é investir, como começar a fazer isso e conhecer algumas dicas sobre as melhores opções.
O que é investir?
Investir é um desembolso com a expectativa de obter lucros no futuro. O investidor pode usar diferentes recursos para fazer seus investimentos, tais como:
- Dinheiro;
- Tempo;
- Energia;
- Estudos.
Tudo o que você faz da vida esperando um retorno futuro é conhecido como investimento. Por exemplo, fazer uma faculdade é um investimento, assim como comprar um imóvel para alugar.
Entretanto, este segundo exemplo se encaixa nos investimentos financeiros, que nada mais é do que aplicar dinheiro para obter rendimentos no futuro.
Quando uma escola de curso de manutenção de celular iPhone investe de alguma maneira, os retornos serão obtidos por meio dos juros compostos sobre suas aplicações. Em outras palavras, o dinheiro se multiplica.
Como começar a investir?
A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a investir é criar uma reserva de emergência, uma quantia que será usada se algum imprevisto surgir.
Enquanto estiver formando sua reserva, determine os objetivos do seu investimento. Eles são muito importantes para as decisões futuras.
Para saber qual é o seu principal objetivo, faça uma lista com todos os seus sonhos e objetivos e determine qual ou quais deles são suas prioridades. Sabendo o que você quer, fica mais fácil saber o quanto precisa para alcançar.
Também é muito importante ter planejamento pessoal, analisando as fontes de renda e gastos mensais. É dessa forma que você descobrirá gastos que pode cortar e de que maneira poderá aumentar sua renda, caso seja necessário.
Supondo que você queira guardar dinheiro para contratar a instalação de cerca de arame farpado, ao fazer seu planejamento pessoal, também saberá o quanto precisa guardar todos os meses.
Procure conhecer os diferentes tipos de investimentos que existem, pois alguns são mais voltados para investidores arrojados, enquanto outros são mais adequados para quem está começando.
Depois, você só precisa procurar uma corretora, abrir sua conta e começar os investimentos, e quanto antes fizer isso, melhor.
Dicas para investir bem
Pessoas que não entendem sobre o assunto pensam que investimento é apenas ter uma poupança, mas não é. Existem outras opções mais rentáveis para empresas, como uma de controle acesso ponto e para pessoas. São elas:
Tesouro direto
O Tesouro Direto é um tipo de empréstimo para o Governo Federal, para que ele possa realizar obras de infraestrutura, arcar com custos do Estado e assim por diante.
O dinheiro investido é devolvido em uma data combinada com juros, conhecido como rendimento da aplicação financeira. O risco desse tipo de investimento é muito baixo, mesmo que o país esteja diante de uma grave crise econômica.
LCI
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) diz respeito a aplicações financeiras no mercado imobiliário. É uma opção que traz boa rentabilidade e possui atrativos interessantes.
Um deles é o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que reduz consideravelmente os riscos da aplicação, além disso, essa aplicação é isenta do imposto de renda.
LC
Letra de Câmbio é uma modalidade oferecida por sociedades de crédito, financiamento e investimento, portanto, pelas financeiras.
Ao optar por esse investimento, uma empresa de aluguel de maquina de xerox consegue ter previsibilidade sobre os retornos, antes mesmo de realizar a operação.
LCA
A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é parecida com a LCI, sendo isenta do imposto de renda e garantida por meio do fundo garantidor.
No entanto, o dinheiro arrecadado é utilizado para impulsionar os investimentos no agronegócio, sendo, portanto, uma modalidade menos arriscada e mais segura.
Considerações finais
Gastar menos do que ganha, manter as contas em dia e guardar dinheiro são ótimos exemplos de como cuidar bem do dinheiro, mas ele só será valorizado se for investido.
Investir é uma forma de se preparar para o futuro e garantir uma vida mais tranquila, além da possibilidade de alcançar seus objetivos de médio e longo prazo.
Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.