Comprar Euro: veja nossas dicas atualizadas

A primeira vista, comprar euro pode soar como uma tarefa complicada para muitos brasileiros quando se pensa em viajar para o continente europeu, investir em algum negócio ou qualquer outra iniciativa. Desde já, o segredo para que comprar euro não se transforme em uma dor de cabeça é se planejar.

Ao procurar pelas melhores cotações com as casas de câmbio, você pode assegurar uma experiência e até uma economia do dinheiro que está guardando, caso decida fazer uma viagem para o exterior. Quer saber exatamente como resolver essa questão de maneira segura e sem muita dificuldade? Por isso, esse texto reúne diversas orientações para apontar o melhor método para o seu caso.

Comprar Euro
FOTO: PEXELS IMAGES

Vale a pena Comprar Euro?

Conforme os especialistas no setor de finanças, o investimento em euro pode ser considerado mais seguro do que em outras moedas, como o próprio real. Isso acontece porque a moeda nacional possui maior risco em função do Brasil ainda ser uma nação emergente. Além disso, comprar euro é indispensável para qualquer pessoa que terá despesas nessa moeda ou está se preparando para uma viagem para a Europa.

Em que casas comprar euro?

Geralmente, as casas de câmbio despontam como o lugar tradicional para comprar euro e tendem a apresentar os menores índices de comissão. No entanto, é essencial prestar atenção no valor cobrado pelo serviço e pelo câmbio.

Ao adquirir essa moeda em uma casa de câmbio, o cliente arcará pelo serviço e o dinheiro também será convertido conforme a taxa do euro turismo. Essa é a forma de comprar euro mais indicado para qualquer brasileiro que tem a intenção de se deslocar com dinheiro em espécie a disposição. Lembrando a necessidade de conferir se a casa escolhida conta com autorização do Banco Central para funcionar.

Por outro lado, os bancos também são boas alternativas para adquirir moedas estrangeiras, entretanto, não devem ser a opção mais econômica. Em compensação, os sites surgem como uma nova possibilidade para encontrar a melhor cotação da moeda com várias ferramentas com buscas para aquisição e até entrega a domicílio.

Dicas para comprar Euro

Inicialmente, é indispensável ter cuidado no momento de adquirir qualquer valor em euro. O tempo para pesquisa é de vital importância para o cliente que esteja procurando as melhores taxas. Quer saber como se organizar?

Programar e pesquisar

Se programar e pesquisar são duas missões básicas para qualquer negócio e não se difere na hora de comprar euro. Faz muita diferença ter noção de onde fazer essa aquisição, compreender quais são os detalhes da operação, as taxas e a oscilação do câmbio entre real e euro.

Conheça as taxas

As taxas em vigor em cada modelo de operação influenciam diretamente no preço final e nos pontos positivos de cada método. O ideal é entender que as taxas não são imutáveis e, mesmo após selecionar um modo de compra, você precisa seguir buscando se informar sobre as possíveis mudanças.

VET

Para proteger quem deseja comprar euro, se estabelecer o Valor Efetivo Total (VET), que revela qual é o valor da moeda que está sendo adquirida, as taxas, as tarifas e os custos da operação. Desse modo, o VET indicará qual é a taxa de câmbio, o IOF e demais questões envolvidas, assegurando transferência para a sua operação.

Comprar gradualmente

Comprar euro gradualmente também é uma de não sobrecarregar o seu orçamento e permitir que você consiga a quantidade desejada sem imprevistos.

Atenção aos impostos

Comprar euro resulta em algumas cobranças, sobretudo por se tratar de uma operação financeira com moeda estrangeira. A primeira cobrança que o cliente precisa prestar atenção é a taxa de câmbio. A taxa equivale à relação entre às duas moedas diferentes.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal estipulado pelo Banco Central sempre que acontece uma transação de câmbio, crédito seguro ou até em operações com algum título, ou cobrança imobiliária. Essa cobrança pode oscilar entre 0,38% e 6,38% nas ações de câmbio.

Enquanto a taxa de comissão não é um imposto permanente, o que faz com que o preço oscile de um local para o outro. Sendo assim, o preço tem a ver ao valor exigido por uma certa instituição para realizar o serviço ou a troca da moeda.

A cobrança por entrega em casa também pode ser exigida do consumidor que prefere receber essa quantia em euro na sua própria residência. Afinal, essa é uma funcionalidade muito confortável e segura atualmente.

Sucesso em suas compras

Em suma, comprar euro se caracteriza como uma das ações mais relevantes para qualquer brasileiro que tenha o objetivo de viajar para a Europa tanto a trabalho quanto a passeio. Logo, é necessário realizar um planejamento antecipado, além de focar nos conceitos básicos para encontrar o momento ideal para a aquisição.

Afinal, há situações que devem ser dribladas para não resultar em uma operação cara demais e inviabilize o seu negócio.

Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *