Qual a melhor moeda estrangeira para investir?

Em primeiro lugar, quando se pensa em uma moeda estrangeira para investir é bastante habitual pensar no modo tradicional de comprar em uma casa de câmbio, sobretudo, aqueles que estão pretendendo viajar para o exterior. No entanto, esse segmento de câmbio vai muito além do dinheiro em espécie.

Há formas distintas de se trabalhar com moeda estrangeira para investir atualmente. Antigamente, esses investimentos eram destinados para organizações de grande porte, contudo, esse ramo está muito mais aberto para o investidor comum.

Contudo, não é somente sair adquirindo moeda de outros países para considerar um bom negócio. Ao contrário, você está correndo tanto perigo que pode perder toda a quantia investida se fazer as coisas de maneira desorganizada. Então, quer saber como escolher uma moeda estrangeira para investir?

Moeda estrangeira para investir
FOTO: PEXELS IMAGES

Por que investir em moeda estrangeira?

O câmbio é um modelo de negócio instável e para quem conhece profundamente o mercado. Não adianta estar há muitos anos no mercado. As alterações no cenário local e mundial estão ficando cada vez mais imprevisíveis.

Por isso, a ideia de comprar moeda estrangeira para investir na baixa e vender na alta não segue o mesmo fluxo de outros setores. Há particularidades de cada moeda que necessitam ser avaliadas antes de colocar o seu dinheiro, seja em dólar, euro ou qualquer outra moeda.

Quais as melhores para investir?

Atualmente, dá para usar uma moeda estrangeira para investir visando balancear a sua carteira, principalmente, ao ter muitas ações nacionais. Por exemplo, você imagina que o real desvalorizará a curto prazo, assim, você adquire uma ou mais moedas que devem valorizar com a queda da moeda brasileira.

Uma distinção entre as ações e as moedas estrangeiras é que esse primeiro item pode passar por oscilações independentemente, enquanto as moedas são impactadas umas pelas outras. Conforme citado antes, quando uma está em alta, a outra está em baixa.

Para reduzir o perigo, o ideal é diversificar o seu investimento, como qualquer pessoa pensaria em fazer ao investir em ações. Ou seja, é preciso selecionar as moedas de nações que esteja monitorando.

Definitivamente, o dólar e o euro estão no topo da lista, porém vale a pena avaliar investimentos em libra, Yuan, entre outros. Primeiro, os países escolhidos devem ter uma estrutura financeira bem estável e mínima intervenção governamental.

Que moeda estrangeira é a mais segura?

Escolher uma moeda estrangeira para investir é uma boa opção para brasileiros que buscam driblar a perda de valor da moeda nacional e a crise financeira enfrentada pelo país nos últimos tempos. Todavia, investir em qual delas?

Força do Euro

Portanto, o Euro, a principal moeda da União Europeia, é uma das melhores possibilidades. Em outras palavras, o euro representa algumas das principais economias do planeta sendo adotada em operações de companhias mundialmente conhecidas, como o Santander, Shell, entre outras.

Estabilidade da moeda europeia

Neste ano, a moeda está registrando desempenho bem estável e com queda mínima.

Segurança

Conforme os especialistas, o euro desponta como um investimento mais seguro do que os realizados em outras moedas, como o próprio real. Afinal, o real tem esse problema de risco em função do Brasil ser visto como uma nação emergente.

Existem impostos na compra de moeda estrangeira?

Quem está procurando uma moeda estrangeira para investir precisa estar atento às taxas que precisam ser quitadas. Inicialmente, você precisará lidar com um imposto federal, criado ainda na década de 1960, o chamado IOF.

Simplesmente, todas as transações de câmbio promovidas no país estão submetidas à incidência do IOF, que significa imposto sobre operações financeiras. Nesse caso, o que muda é o percentual exigido em cada operação.

Possivelmente, essa taxa já é conhecida pela maioria das pessoas: a taxa de câmbio. A taxa de câmbio é exigida quando há a necessidade de conversão entre duas ou mais moedas do exterior. Lembrando que existem duas cotações distintas para a taxa cambial.

O câmbio comercial atua como referência para o mercado, ou seja, a quantia base usada em operações comerciais de grande porte. Um exemplo? Importações e exportações. Além disso, o investidor pode encarar o câmbio turismo, uma cotação empregada por instituições financeiras e casas de câmbio para comercializar dólares, euros ou qualquer moeda a pessoas físicas.

Só compre em casas seguras!

Dessa forma, a ideia de buscar uma moeda estrangeira para investir não deve ser colocada em prática inesperadamente. Primeiro, é indispensável contar com uma opinião de um consultor ou profissional que entenda de mercado ou possa auxiliar a definir se as moedas são adequadas para o seu perfil de investidor.

Em suma, as moedas possuem status de instabilidade, mas elas costumam apresentar menos volatilidade do que ações de determinadas companhias. Portanto, o conhecimento profundo do mercado e a diversificação de seus negócios são ações essenciais para quem está cogitando escolher uma moeda estrangeira para investir.

Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *