Como conseguir empréstimo? Dicas Importantes

Em primeiro lugar, conseguir empréstimo pode ser uma necessidade para uma pessoa tanto para a realização de algo especial quanto para lidar com uma emergência. Ou seja, são eventos inesperados que demandam uma determinada quantidade de dinheiro a sua disposição em um curto espaço de tempo.

Por isso, conseguir empréstimo se torna a maneira mais viável de resolver a questão. Atualmente, é muito comum encontrar entidades e organizações do setor financeiro que disponibilizam uma vasta oferta de crédito de modo simples e rápido até mesmo virtualmente tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica.

O mercado brasileiro já contempla até alternativas para aqueles que estão negativados. Mas, ninguém deve solicitar um empréstimo porque é fácil e sem pensar a longo prazo. Então, confira a seguir alguns cuidados a serem tomados!

Como conseguir empréstimo
FOTO: Foto de Anthony Shkraba no Pexels

Empréstimo Bancário vale a pena?

Antes de tudo, é imprescindível avaliar a sua condição econômica atual ou de seu negócio, se for o caso. Está em uma situação apropriada para conseguir empréstimo e arcar com as tarifas ordenada e confortavelmente? Calcule todas as despesas oriundas dessa operação e considere as suas próprias despesas e entradas.

Faça a comparação entre as quantias e se certifique que todos os encargos do financiamento podem ser ajustados ao seu orçamento mensal. A partir daí, você já pode começar a avaliar a categoria de empréstimo ideal para a sua meta e a instituição financeira apropriada. Afinal, esse valor precisa auxiliar o seu controle financeiro e não ser a perdição dele.

Quando tentar conseguir empréstimo?

Como citado inicialmente, a necessidade de conseguir empréstimo pode surgir como uma oportunidade incrível de negócio ou na urgência de resolver alguma pendência na sua vida. Além disso, a pandemia de COVID-19 trouxe diversos efeitos para a população, afetando a vida de praticamente todo mundo.

Para arcar com as despesas, muita gente acaba recorrendo a um empréstimo. Seja como for, a ideia de pegar um valor emprestado precisa ser devidamente avaliada e se encaixar dentro de sua capacidade financeira. Caso contrário, esse empréstimo pode se transformar em uma verdadeira bola de neve.

Dicas antes de fazer seu empréstimo

Antes de conseguir empréstimo, você deve ter certeza que esse recurso é indispensável para algum aspecto de sua vida. Por isso, montamos uma lista com algumas sugestões ao longo desse processo de análise.

Finalidade

Primeiramente, você deve se questionar sobre a razão que está lhe motivando a buscar esse crédito e no que ele será empregado. A partir daí, esses dois pontos devem ser considerados com a sua situação econômica atual.

Faça as contas

Essa é a hora de pegar papel e caneta ou abrir o Excel. Coloque todas as despesas da operação e analise os seus próprios números mensais, como despesas e entradas. Realize as comparações e avalie profundamente se essa prestação pode ser adicionada a sua renda mensal. Afinal, esse crédito precisa ser usado para resolver uma questão e não virar uma pendência.

Folego para pagar o financiamento

O controle financeiro é essencial não apenas para conseguir empréstimo, bem como para quitá-lo. A capacidade de pagar a sua prestação precisa estar vinculada a modalidade selecionada.

A melhor solução é pesquisar amplamente e ficar com aquela que correspondas com suas necessidade e a finalidade do crédito. Necessita de uma quantia grande ou pequena? Quer pagar em pouco tempo ou precisará estipular por anos? Todos esses pontos devem ser avaliados.

Conhecer a instituição

Além disso, você precisa estar ciente de onde estará vindo esse empréstimo. Dá para recorrer a marcas online ou a rede tradicional do setor financeiro. Lembrando que a modalidade de pagamento pode sofrer alterações de uma companhia para a outra, ainda que seja a mesma quantia e a mesma categoria de empréstimo.

Logo, as informações sobre a reputação da instituição e sua forma de atuação são tão relevantes. Caso você se interesse em conseguir empréstimo online, a cautela deve ser redobrada para não cair em algum golpe ou irregularidade. Certifique-se que a companhia possui a devida certificação para funcionar.

Quais as melhores financeiras?

Atualmente, há uma infinidade de agências ligada ao mercado financeiro, desde as instituições mais tradicionais até as plataformas de atendimento online que fornecem formas de pagamento para atender os mais diferentes público. Ou seja, dá para solicitar crédito no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, NuBank, Inter ou qualquer outra companhia. A questão é estar certo que essa empresa opera dentro da lei e que está lhe disponibilizando um negócio viável e justo.

Contrate o empréstimo com segurança!

Definitivamente, uma pesquisa simples e que pode lhe impedir de sofrer com alguma fraude é acessar o site do Banco Central para conferir se o banco pretendido está preparado e autorizado a conceder empréstimo. Posteriormente, você deve calcular todos os tributos e taxas da operação, conferir se o valor entra na sua renda a curto, médio e longo prazo. Por fim, jamais tente conseguir empréstimo que supere a sua capacidade financeira.

Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *