Dicas para pegar dinheiro emprestado com segurança

De antemão, dá para dizer que a maioria dos brasileiros já precisou pegar dinheiro emprestado em algum momento. Atualmente, essa necessidade de recorrer a um empréstimo se tornou ainda mais comum com os problemas gerados pela pandemia de COVID-19.

Com o valor de praticamente todos os produtos básicos aumentando frequentemente, a inflação em alta e o crescimento do número de desempregados, pegar dinheiro emprestado foi a saída encontrada por muita gente para manter as contas essenciais em dia ou colocar comida em casa.

Em contrapartida, é possível ter acesso a um empréstimo seguro antes da situação ficar insustentável. Todavia, para impedir que a dívida vire uma bola de neve, o cidadão necessita selecionar uma quantia que tenha condição de pagar posteriormente e tomar alguns cuidados no ato de pegar dinheiro emprestado.

Pegar dinheiro emprestado
FOTO: Anthony Shkraba no Pexels

Quando vale a pena pegar dinheiro emprestado?

Definitivamente, esse recurso pode ser útil em muitos momentos. Todavia, há casos especiais em que pegar dinheiro emprestado se torna a única solução a curto prazo. Por exemplo, uma emergência médica ou de outra natureza pode exigir uma ação rápida que nem todo mundo tem à disposição.

Pegar dinheiro emprestado corresponde a uma dívida, mas, a pessoa pode encontrar uma linha acessível e com prestações mais suaves que as suas atuais pendências. Além disso, esse é um modo de deixar todos os valores devidos em um único local.

No fim das contas, a realização de um sonho pessoal ou profissional também pode resultar em um empréstimo. Em compensação, essa pendência inicial pode ser essencial para um salto no seu padrão de vida a médio e longo prazo. Nada que planejamento e pesquisa não possam encaminhar corretamente.

Empréstimo com o banco é melhor?

Atualmente, se tornou habitual encontrar várias opções para pegar dinheiro emprestado. Não são somente os bancos tradicionais e instituições financeiras habilitadas a realizar esse tipo de operação. Novos empreendimentos estão aparecendo e transformando esse setor, facilitando a obtenção de crédito para muitos brasileiros.

Hoje, o indivíduo consegue até mesmo fazer a simulação e a solicitação de empréstimo online em organizações virtuais. As cooperativas financeiras também podem oferecer crédito devido a sua relação com outras entidades e sindicatos. Ou seja, qualquer um pode descobrir exatamente o quanto, as mensalidades e o prazo que terá para arcar com o empréstimo antes de formalizar o pedido.

De fato, a tecnologia e os meios virtuais alteraram muito o processo bancário no país. Contudo, a necessidade de se informar sobre as condições, o contrato e a credibilidade da empresa bem antes de fechar o negócio continua a mesma.

Vantagens do empréstimo bancário

Como citado anteriormente, o empréstimo é uma das modalidades mais procuradas quando se precisa de crédito. Além disso, a fonte deste dinheiro emprestado não precisa ser mais tão tradicional. Mas, será que essa variedade atual é realmente vantajosa?

Expertise

Os bancos trabalham e oferecem empréstimos há muito tempo e podem fornecer mais linhas de crédito e que estejam de acordo para o seu objetivo.

Sede física

Normalmente, o empréstimo em banco tradicional facilita o esclarecimento de alguma pendência em função de sua localização física. Ou seja, o cliente tem aonde ir para reclamar ou fazer mudanças no seu contrato.

Facilidades para clientes

Vale salientar que os clientes dos bancos também ganham alguns benefícios ao pegar dinheiro emprestado, como condições especiais, limite de crédito diferenciado, suporte técnico, entre outras.

Quais os melhores bancos para contratar?

Às vezes, o melhor banco para pegar dinheiro emprestado para um projeto profissional não é o mesmo para custear uma emergência. Por isso, a instituição ideal pode mudar conforme os seus planos. Por exemplo, o Banco Modal surge como uma boa opção para empréstimo pessoal com garantia de investimento pela menor taxa de juros da categoria.

Quem não se enquadra nesse perfil pode apostar ainda no Banco Safra, mas a contratação exige uma conta no local. Os usuários apegados aos bancos tradicionais podem recorrer à Caixa Econômica Federal, precisando comparecer a uma agência para realizar a análise de crédito.

Enquanto os servidores públicos podem encontrar boas condições para pegar dinheiro emprestado no Banco Inter. A cotação online está a disposição, revelando a quantia cobrada mensalmente conforme o valor solicitado e o prazo para pagamento. O Banco do Brasil também é uma alternativa para essas horas.

Fique de olho aberto com seu empréstimo

Ao pegar um dinheiro emprestado jamais tome alguma decisão por impulso. Provavelmente, você deve contar com um amigo ou familiar que já passou por isso e pode fazer algumas sugestões. Além disso, há plataformas que apresentam o nível de confiabilidade de um empreendimento, como é o suporte, o serviço e os produtos.

Nesses sites, você consegue conferir o que outros clientes publicaram, desde queixas, problemas e até elogios. Por fim, leia detalhadamente o contrato antes de assinar e concluir a operação. Em caso de dúvida, faça perguntas ou peça ajuda a um advogado para não correr riscos e sofrer com dores de cabeça!

Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *