Como comprar dólar na bolsa de valores para investimento?

Nos últimos anos o dólar valorizou bastante, o que levou muitas pessoas a buscarem esta moeda como uma forma de investimento. E, quando pensamos neste tipo de negociação, a bolsa de valores brasileira, a B3, logo vem à mente como o local ideal. Mas, comprar dólar na bolsa exige muito cuidado e um perfil arrojado que talvez não seja o mais indicado para iniciantes.

Pois, este tipo de investimento acarreta grandes riscos. Contudo, existem formas mais conservadoras para se investir na moeda americana. E se você está ansioso para adquirir seus primeiros dólares e tentar faturar algo com as oscilações da moeda, confira todas as informações que a Camint separou para você.

Posso comprar dólar na bolsa de valores?

comprar dólar na bolsa
comprar dólar na bolsa – Reprodução

A resposta direta é sim, você consegue comprar dólar na bolsa de valores. Contudo, o procedimento não ocorre como uma compra comum como muitos podem pensar, em que você adquire a moeda em casas de câmbio e mais tarde a troca por reais em um momento de valorização.

Na verdade, a compra de dólar na bolsa está disponível no chamado mercado secundário, através dos contratos futuros de dólar cheio e minicontratos.

Trata-se de modalidades onde é possível obter lucros altos, contudo os prejuízos também podem ser gigantescos, pois é um mercado de certa forma especulativo, em que você compra e vende contratos de dólar apostando que a moeda vai subir ou cair.

A principal diferença entre os dois é o valor. O contrato cheio equivale a 50 mil dólares, enquanto o mini equivale a 10 mil dólares. O mini é extremamente volátil e exige um investimento menor, o que faz muitas pessoas entrarem na bolsa com grandes esperanças de ganho.

Mas, para ser lucrativo neste mercado é preciso ter um grande conhecimento técnico e controle emocional.

Como me cadastrar na Bolsa de Valores B3?

Se você se interessou pelas possibilidades de comprar dólar na bolsa, deve estar ansioso para ir ao passo seguinte.

Contudo, não é possível fazer as negociações diretamente com a bolsa de valores. É preciso ter uma corretora como intermediária. Então, você deve fazer uma pesquisa e encontrar a corretora de que mais goste e que cobre as taxas mais interessantes para você. Temos várias opções no mercado, como XP Investimentos, Clear, BTG Pactual e outras.

Assim que tomar sua decisão, vá ao site da corretora e faça o cadastro seguindo as regras fornecidas por eles. Geralmente você vai precisar de diversos documentos pessoais, além de ser necessário baixar o aplicativo para realizar as confirmações.

Feito isso, você pode transferir dinheiro para a corretora e começar todo tipo de negociações, inclusive comprar dólar na bolsa. Mas, é extremamente importante estudar muito sobre o assunto.

3 coisas que preciso saber antes de comprar dólar na bolsa?

Caso esteja decidido a investir na moeda americana, há algumas coisas importantes a se destacar antes de fazer sua primeira operação:

  1. Existem opções além de comprar dólar na bolsa

Você pode investir em fundos cambiais, câmbios de fundo comercial, fundos de investimentos de empresas exportadoras e outros. Então, convém estudar cada opção e identificar a que mais se adequa ao seu perfil.

  1. É preciso entender que o investimento em dólar é variável

Devido à grande importância do dólar na economia mundial, muitas pessoas começam a investir pensando que o retorno será certo.

Mas, o dólar se encaixa em um investimento de renda variável, então pode gerar lucros ou prejuízos. Ainda mais quando pensamos no mercado futuro, onde grandes oscilações e a alavancagem permitida pelas corretoras já levaram muitas pessoas à falência.

  1. Não invista apenas em dólar

Um investidor de sucesso precisa contar com uma carteira variada. Por isso, além do dólar, você deve investir em outras opções de renda variável e também renda fixa para assegurar seu capital.

Existe apenas o dólar dos Estados Unidos?

O desejo de comprar dólar em momentos em que a moeda está disparando é tentador. Porém, o dólar americano não é o único que existe, e outras moedas, embora um pouco menos valorizadas, podem trazer bons retornos e segurança para os investidores.

Pois, alguns países adotaram o dólar, mas sob sua própria administração e cotações próprias. Alguns exemplos são a moeda canadense e a australiana, ambas mais valorizadas do que o Real e que podem resultar em uma boa chance de investimento.

Conclusão

Definitivamente, há cada vez mais pessoas interessadas em investimentos e muitas querem comprar dólar na bolsa de valores. Mas, embora essa opção exista, ela é indicada para investidores mais arrojados.

Um dos primeiros pontos a se considerar no momento de investir em dólar ou em qualquer renda variável é que as cotações dependem de uma série de fatores, e estar extremamente atento ao mercado pode evitar a perda de capital.

Para se tornar lucrativo, o investidor iniciante deve estudar muito e jamais ir para a bolsa de valores com ideias de enriquecimento rápido.

Se gostou deste conteúdo, deixe o seu comentário.

 

Deixe um comentário