Embora o brasileiro médio tenha demorado para se acostumar com o e-commerce, hoje ele cresce a passos largos. Tanto que montar uma loja online é um dos modos mais seguros e promissores de uma marca crescer no mercado.
Basicamente, se antes algumas pessoas tinham receio de pagar algo pelo computador ou pelo celular, hoje todas as gerações e faixas etárias ganharam intimidade com esse meio, a ponto de depender dele para quase tudo.
Até porque, a esfera digital comercializa todo tipo de produto ou serviço. O que pode ir desde soluções, como o reparo de um secador de ar para compressor industrial, até a venda do almoço ou do jantar que a pessoa decidiu pedir pelo celular.
Por isso é que se tornou tão importante entender melhor o que é uma loja virtual, bem como as vantagens de abrir uma para sua firma. Além disso, abaixo vamos listar os 3 melhores conselhos sobre como aplicar essa estratégia com segurança e sucesso.
O que é e quais as vantagens?
Uma loja virtual nada mais é do que um recurso digital que permite que um cliente entre em uma página de internet para fazer uma compra. Pela definição do termo, ele precisa realizar não apenas o pedido, mas também o pagamento pela internet.
Hoje em dia essa modalidade de negócio está tão evoluída, que já existem diversos tipos de sites, páginas e plataformas que permitem fazer a transação do comércio eletrônico. É possível aplicar, por exemplo, os seguintes recursos:
- Site de venda;
- Landing page;
- Página de hotsite;
- Marketplace;
- Aplicativos de celular;
- Redes sociais.
Enfim, são diversas frentes que simplesmente integraram os recursos de acesso, compra, pagamento e escolha das formas de despacho (quando se trata de produto físico).
Falando nisso, vale lembrar que também cresce cada vez mais o recurso de vender infoprodutos, que são soluções totalmente digitais, que dispensam a necessidade de enviar um item físico para o cliente, após a compra.
A grande vantagem disso tudo é que ao se digitalizar a marca fica mais forte, sobretudo perante as novas gerações, que são pessoas que já nasceram com o computador ou celular nas mãos, o que também chamamos de “nativos digitais”.
1. Escolha uma boa plataforma
Assim como uma loja física ou estabelecimento qualquer precisa seguir alguns critérios se quiser obter sucesso, a loja online também tem suas regras próprias.
Elas também incluem, por exemplo, uma infra-estrutura. Então é preciso pensar no servidor e no serviço de hospedagem, para começar com o pé direito.
Mesmo que a marca seja 100% online e que você não tenha um galpão ou uma sede, vai precisar desse serviço básico. Tanto que hoje alguns também contratam endereço fiscal virtual, assim você pode passar esse endereço quando precisar de algo.
Seja como for, a plataforma da sua loja virtual já vai definir em grande medida como será seu projeto. Questões como segurança também entram aqui, e são fundamentais para seus clientes terem a confiança de comprar e pagar no seu site.
2. O digital não é robótico
Um ponto essencial é você entender que nem toda tecnologia do mundo pode permitir que você perca a sensibilidade com os clientes.
Na verdade, uma empresa que vende tubo PVC defofo 250mm e que percebe isso acaba se destacando, atraindo cada vez mais clientes.
Por isso, responda as perguntas da loja online o mais rápido possível, dê todo suporte necessário e busque a excelência na comunicação, em vez de algo robótico.
3. Pense na experiência
Por fim, lembre que, hoje em dia, é muito comum falar sobre a “experiência” que seu cliente teve ao lidar com sua empresa. Isso merece tanta atenção no mundo online quanto merecia no offline.
No caso da loja online, uma marca que vende rede quadra precisa pensar em termos de identidade visual, layout do site, tempo de carregamento e afins. Sem falar na responsividade, que adapta a página ao ser usada pelo computador ou pelo celular.
Outro exemplo é a acessibilidade, que permite à PCD (Pessoa com Deficiência) uma navegabilidade inclusiva. Naturalmente, ao abraçar esse segmento, você não apenas faz algo mais humanizado, como também vende mais.
Considerações finais
Nesse artigo você pode entender mais sobre o funcionamento de uma loja virtual, bem como sobre as vantagens de se aplicar estratégias digitais em sua empresa.
Além de poder analisar como se dá a implantação desse sistema online de vendas para o seu negócio, visando o sucesso da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.