O que é bitcoin e como funciona essa criptomoeda?

Mesmo que você ainda não saiba o que é bitcoin, provavelmente deve ao menos ter ouvido falar sobre essa criptomoeda, já que ela é uma das mais famosas e passou por grandes valorizações nos últimos tempos.

A cada dia, mais pessoas se interessam por investimentos deste tipo, mas muitas não entendem como funciona ou têm sérias dúvidas sobre a segurança das operações. Porém, para você que quer acabar com seus questionamentos sobre bitcoin de uma vez por todas, o Portal Camint vai explicar o funcionamento básico da criptomoeda que revolucionou o mercado e fez muita gente ganhar muito dinheiro.

O que é bitcoin?

o que é bitcoin
o que é bitcoin – reprodução

Em 31 de outubro de 2008 surgiu o bitcoin. Esta data ficará marcada para sempre na história, pois acabava de nascer a primeira criptomoeda do mundo. Assim, respondemos o grande questionamento sobre o que é bitcoin, pois trata-se basicamente de uma criptomoeda descentralizada.

Mas, para um entendimento melhor, também é preciso dizer que uma criptomoeda é uma moeda totalmente digital. Imagine que você tenha 100 reais no banco; este dinheiro está na forma digital, contudo, se desejar, é possível sacá-lo a qualquer momento no formato de uma cédula. Porém, no caso das cryptos isso não é possível. Qualquer transação que você queira fazer só pode ser executada de forma digital.

Outra diferença para com o dinheiro tradicional é que o bitcoin possui um limite, então apenas 21 milhões de moedas serão emitidas.

E o fato de ser descentralizada quer dizer que não existe nenhuma regulação governamental ou bancária durante as transações.

Como funciona o bitcoin?

O bitcoin funciona através da tecnologia Blockchain, que é um sistema que cria pequenos blocos de informação conectados como uma corrente, permitindo um rastreio eficiente das movimentações de dados na internet.

Este rastreio é extremamente preciso, e permite que você use o bitcoin para comprar serviços e mercadorias em qualquer lugar que trabalhe com esse tipo de pagamento sem que haja chances de fraude.

Mas, assim como você compra bitcoins usando as moedas tradicionais, também pode vendê-los quando quiser e receber o valor em dinheiro. Contudo, a cotação varia bastante, podendo oscilar em 20% em um único dia. Há casos de pessoas que compraram bitcoins quando ele estava se popularizando e ficaram milionárias em pouco tempo ou pelo menos conseguiram uma bela fonte de renda extra.

Porém, também há histórias de pessoas que compraram em momentos de grande desvalorização e perderam muito dinheiro.

5 plataformas exchange para comprar bitcoins

Uma das formas mais fáceis de negociar criptomoedas é através de sites conhecidos como “Exchanges”. E agora que você já sabe o que é bitcoin, pode estudar a possibilidade de fazer uma compra em uma das plataformas abaixo.

Mas, não é obrigatório abrir conta nessas empresas para fazer negociações, embora seja altamente recomendável, pois elas facilitam muito o procedimento.

  1. Binance

Esta é uma das plataformas mais famosas e seguras, onde é possível negociar bitcoins e outras criptomoedas.

  1. Foxbit

A empresa é sediada em São Paulo e a conta pode ser aberta rapidamente pelo celular.

  1. Coinext

A Coinext é uma empresa brasileira fundada em 2018 que permite negociações com as principais criptomoedas do mercado.

  1. Revolut

Com a Revolt você investe em bitcoins e outros ativos. A abertura de conta é gratuita e muito simples.

  1. Novadax

Esta é uma empresa brasileira com atuação global. Ela faz parte de um grupo chinês e une o melhor em tecnologia e atendimento dos dois países para oferecer possibilidades de negociação com bitcoins.

Cuidados com a segurança ao comprar criptomoedas

O bitcoin é totalmente seguro devido ao seu complexo sistema de criptografia que dificulta as fraudes. Porém, você deve se lembrar que não há órgãos reguladores por trás das negociações, então, se houver um ataque na plataforma onde você mantém sua carteira digital, você pode perder suas criptomoedas e ter um prejuízo muito grande sem garantia de reparação.

Por isso, um cuidado que se deve tomar é adquirir os bitcoins de exchanges que tenham um bom histórico de segurança. Outra opção é deixar as criptomoedas diretamente em uma carteira individual, onde você será o responsável e deverá guardar as senhas em local seguro.

Caso você deseje comprar diretamente de uma pessoa, certifique-se de que ela é de confiança e não irá lhe aplicar um golpe.

Além disso, agora que você já sabe o que é bitcoin, não se empolgue tanto com as boas chances de lucro: invista apenas um valor que não irá comprometer sua vida financeira.

E uma última dica de segurança é sempre fazer as devidas declarações de imposto de renda para evitar multas e problemas com a justiça.

Conclusão

Em síntese, o bitcoin é uma criptomoeda que obteve grande valorização nos últimos anos e pode ser adquirida em diversas plataformas. Mas, como em todo tipo de investimento, é preciso tomar alguns cuidados e se aprofundar no assunto antes de arriscar o seu dinheiro.

Pois, apesar de oferecer grandes possibilidades de lucro, as oscilações gigantescas também podem fazer você perder algum dinheiro. Então, entenda os riscos do negócio e os cuidados que devem ser tomados.

Você já sabia o que é bitcoin ou já investiu nessa criptomoeda? Fale sobre sua experiência nos comentários.

Deixe um comentário