Como vender dólares por real no brasil da forma correta?

Apesar de o preço do dólar ter recuado bruscamente no mês de abril, ele já voltou a subir, frustrando aqueles que apostavam na continuidade da queda. Por outro lado, quem possui alguma reserva da moeda americana está enxergando um bom momento para vender dólares.

Mas, para quem não está acostumado com este tipo de negociação, surgem muitas dúvidas sobre os trâmites necessários. E para fazer tudo dentro da legalidade e evitar qualquer dor de cabeça futura, existem alguns métodos que você pode utilizar.

Se você quer saber mais sobre o assunto, veja abaixo as dicas que do Portal Camint separou para você.

A Lei permite vender meus dólares?

vender dólares
vender dólares – reprodução

Seja porque sobrou um pouco da moeda americana durante uma viagem ou simplesmente porque você a adquiriu em outra situação, vai chegar o momento em que irá querer vender seus dólares. Então, surge a dúvida: a lei permite isso?

Felizmente, a resposta é sim. Você pode trocar seus dólares por reais a qualquer momento sem que esteja cometendo qualquer tipo de infração. Mas, para fazer isso sem enfrentar problemas, escolha um local que tenha autorização do Banco Central para este tipo de transação.

Geralmente, as empresas autorizadas são casas de câmbio, grandes bancos e até mesmo hotéis que recebem turistas estrangeiros com frequência. Corretoras e algumas agências de turismo também entram nessa lista.

E como trata-se de uma moeda altamente valorizada, a negociação ocorre facilmente, já que há muitos interessados.

Posso vender dólares para pessoa física?

Mas não podemos negar que vender dólares exige alguma burocracia, pois será preciso entrar em contato com essas empresas e seguir alguns trâmites na hora da negociação. Por isso, você começa a pensar na possibilidade de vender o dinheiro para uma pessoa física, como um vizinho que vai viajar ao exterior, por exemplo.

Esta prática é extremamente comum há algum tempo, embora seja ilegal. Mas, a boa notícia é que a lei 14.286/2021, sancionada em dezembro de 2021, prevê a regulamentação desta prática, permitindo que pessoas físicas negociem dólares entre si até um limite de US$ 500.

A lei deve entrar em vigor até 2023, depois que o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional definirem as regras específicas.

Então, se deseja fazer este tipo de operação totalmente dentro da lei, o jeito é esperar mais um pouco ou recorrer à uma instituição autorizada.

3 dicas para seguir na hora de trocar seus dólares

Caso você esteja ansioso para vender seus dólares por causa da grande valorização da moeda, saiba que é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar suas transações. Por isso, separamos três dicas importantes que vão garantir mais segurança e um melhor rendimento para você.

  1. Faça tudo dentro da legalidade

Muitas pessoas, para evitar burocracias e garantir um maior retorno, acabam recorrendo a procedimentos ilegais na hora de vender dólares, como negociá-los em locais que não são autorizados, ou trocá-los com pessoas físicas, o que ainda não é permitido. Portanto, este tipo de prática não é recomendado.

  1. Verifique se instituição é credenciada

Para evitar golpes ou qualquer outro problema, vá ao site do Banco Central do Brasil e veja se a empresa escolhida está na lista daquelas autorizadas a operar no mercado de câmbio.

  1. Pesquise as melhores taxas

A taxa de câmbio praticada pode variar de uma instituição para outra, então faça uma pesquisa aprofundada para descobrir qual oferece as melhores taxas. No fim, a diferença por esta busca mais cuidadosa pode ser extremamente satisfatória.

Qual o melhor momento para vender dólares por real?

O dólar é uma moeda que sempre sofre variações, por isso é difícil definir o melhor momento para vender os seus. Pois, apesar da alta dos últimos anos, não há como ter certeza absoluta se ele continuar a subir ou se vai ter uma queda importante.

Porém, é possível ter ao menos uma noção dos possíveis movimentos da moeda. Para isso é preciso estudar o mercado financeiro e ficar atento a todos os pontos importantes que podem influenciar na movimentação do dólar, como preço do petróleo, economia dos Estados Unidos e conflitos entre países.

Uma maneira de fazer isso é seguir bons analistas, acompanhar notícias e verificar as oscilações diariamente.

Conclusão

Enfim, existem diversos locais onde é possível vender dólares, e o procedimento é totalmente legalizado. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para conseguir uma boa taxa e fazer todo o procedimento dentro das normas exigidas.

Muitas pessoas tentam vender a moeda diretamente para conhecidos e amigos que estão indo viajar para o exterior, porém esta prática ainda não foi regulamentada, apesar de estar presente no texto da nova lei cambial, que deve começar a valer em 2023.

Além disso, a nova legislação facilitará diversos procedimentos e negociações envolvendo dólares em solo brasileiro, tornando tudo mais dinâmico e menos burocrático.

Você já trocou dólares por reais? Caso conheça alguém que precise realizar o procedimento, não deixe de compartilhar este texto.

Deixe um comentário