Cartão de crédito pré pago é bom?

Antes de mais nada, o cartão pré pago pode ser uma alternativa interessante para quem não possui um cartão de crédito tradicional. À primeira vista, esse item não oferece perigo tanto para o cliente quanto a empresa, porque o valor máximo de utilização é a quantia carregada e todas as compras efetuadas são descontadas prontamente do saldo.

Atualmente, a utilização do cartão de crédito pré pago está se tornando cada vez mais comum no país, sobretudo, entre a parte da população que não possui uma conta bancária ou não pode contar com esse serviço. Ou seja, esse tipo de cartão está se transformando em um importante aliado de milhares de brasileiros.

Além disso, o cartão de crédito pré pago é conquistado facilmente. Contudo, o ideal é conhecer todos os detalhes sobre o funcionamento desse produto antes de decidir. Então, saberemos mais sobre essa modalidade de cartão de crédito?

Cartão de crédito pré pago
FOTO: PEXELS IMAGES

O que é um cartão pré pago?

Seja como for, o cartão de crédito pré-pago pode ser descrito como um cartão recarregável. O consumidor pode colocar o valor que quiser e, posteriormente, a liberação dessa quantia, pode usar para compras à vista. Normalmente, esse valor é colocado via um boleto, já delimitando o quanto o cliente pode gastar por vez.

Em outras palavras, esse produto pré-pago possui a mesma finalidade que um cartão de crédito tradicional. Além disso, o cliente pode retirar dinheiro do cartão e pagar as suas contas. Todavia, é essencial verificar todos os serviços disponíveis, porque essas funções podem variar de uma empresa para a outra.

Outro ponto é que as compras somente são permitidas quando existir quantia suficiente, ou seja, é necessária uma recarga para fazer uma operação. Para conseguir esse produto, é só ter um CPF válido e não é obrigatório ter uma conta em banco, ainda que seja uma vantagem para acelerar o processo de recarga. E como todos os cartões, o cartão de crédito pré-pago também tem um prazo de validade.

Melhores cartões pré-pagos

Hoje, a população pode escolher entre uma série de bandeiras. Por exemplo, o interessado pode requerer um ‘Cartão Acessar’ pelo aplicativo ou site oficial. Enquanto as recargas acontecem ao pagar de boletos ou depósitos em conta.

Outra possibilidade é apostar no Mastercard Pagbank, um dos mais populares do país. O produto pode ser utilizado para gerenciar os seus gastos mensalmente. Os diferenciais desse cartão são as compras online, segurança, uso em viagens dentro e fora do Brasil.

O cartão Superdigital pertence ao Santander que está a disposição de pessoas com mais de 18 anos e com um documento CPF ativo. Em contrapartida, um cartão de crédito pré-pago da Visa oferece várias funcionalidades aos seus detentores como compras virtuais e físicas. A solicitação pode ser realizada a partir da plataforma ‘Vai de Visa’.

Dicas para usar cartão de crédito pré pago

Mas, como utilizar o cartão de crédito pré pago de maneira segura e controlada? Então, confira algumas sugestões logo abaixo!

Solicitação

Ao contrário de outros modelos tradicionais, o pré pago tende a ser repassado ao cliente de maneira rápida e desburocratizada. Assim, o cliente não necessita contar com comprovante de renda.

Sem restrições

O pré-pago também é uma alternativa para quem está passando por problemas financeiras e possui alguma restrição no seu crédito. Sem a análise de risco, esse item surge como uma opção válida.

Gestão financeira

Outro motivo que faz com que muitas pessoas estejam aderindo ao pré-pago se deve a forma de operação. Todas as compras à vista são debitadas prontamente. Dessa maneira, o perigo de se endividar é muito menor, porque todas essas despesas são quitadas com a quantia recarregada.

Sem conta

Diversas instituições financeiras exigem que os clientes tenham uma conta bancário para poderem solicitar um cartão de crédito. Diferentemente, o cartão pré pago já pode ser pedido sem ter vínculo com o banco.

Vale a pena ter um cartão pré pago?

Dessa forma, o cartão de crédito pré pago oferece o mesmo nível de um cartão tradicional, adotando um chip e uma senha a cada operação. Assim como o modelo convencional, esse produto pré pago necessita ser desbloqueado antes de ser usado pela primeira vez.

Além disso, todas as contas podem ser monitoradas pelo portal oficial ou aplicativo da operadora. Outro ponto interessante é que algumas marcas ainda permitem transações no exterior. Assim, o usuário pode acompanhar saldo e despesas em tempo real durante uma viagem internacional.

Cuidados ao usar o cartão de crédito pré pago!

Definitivamente, a utilização de um cartão de crédito pré-pago é bastante simples, todavia, a facilidade para a liberação de um demanda alguns cuidados por parte do cliente. É importante conferir quais são os serviços, as moedas e as cobranças correntes antes de fechar o negócio.

Essa categoria está surgindo como uma possibilidade relevante para milhões de brasileiros sem conta, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, está sendo o primeiro contato com um serviço bancário. Porque é um sistema que chama a atenção do brasileiro pela segurança, agilidade e facilidade.

Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *