Um empréstimo com garantia, como o nome já diz, é um empréstimo apoiado por garantias. Como você deve usar um de seus ativos para garantir o empréstimo, empréstimos com garantias são mais fáceis de se qualificar do que empréstimos não garantidos. Eles podem ser uma maneira eficaz de obter os fundos de que você precisa, mas eles vêm com riscos.
Aqui está o que você precisa saber sobre empréstimos garantidos antes de solicitar um.
O QUE É UM EMPRÉSTIMO COM GARANTIA?
Empréstimos com garantia são empréstimos protegidos por garantias. Isso significa que, quando você solicita um empréstimo, o credor vai querer saber quais de seus ativos você planeja usar para apoiar o empréstimo. O credor então colocará uma garantia sobre esse ativo até que o empréstimo seja reembolsado integralmente. Se você não pagar o empréstimo, o credor poderá reivindicar a garantia e vendê-la para recuperar a perda.
É importante saber exatamente o que você está prometendo e o que pode perder antes de solicitar um empréstimo com garantia.
NEGATIVADO PODE SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO COM GARANTIA?
Existem empresas especializadas na concessão de empréstimos com garantia pessoas com nome sujo, a liberação depende do valor do empréstimo e as taxas de juros são mais altas porque possuem histórico de contas não pagas. Nessa transação, a pessoa efetua um empréstimo e fornece garantias, como um veículo ou um imóvel.
O QUE PODE SER USADO COMO GARANTIA?
Empréstimos com garantia geralmente são a melhor maneira — e muitas vezes a única — de obter grandes quantias de dinheiro. Quase tudo pode ser aceito como garantia, desde que seja permitido por lei. Os credores preferem ativos que são fáceis de coletar e podem ser prontamente transformados em dinheiro. O que você usa como garantia provavelmente dependerá se o seu empréstimo é para uso pessoal ou comercial. Exemplos de garantias incluem:
- Imóveis, incluindo patrimônio líquido em sua casa.
- Contas em dinheiro (contas de aposentadoria normalmente não se qualificam).
- Carros ou outros veículos.
- Máquinas e equipamentos.
- Apólices de seguro.
- Bens de valor e colecionáveis.
BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS QUE OFERECEM EMPRÉSTIMO COM GARANTIA
O empréstimo com garantia, além de ser utilizado para ressarcimento de créditos, também pode ser uma opção para quem financia um bem e o utiliza como garantia. A seguir, confira alguns bancos e instituições financeiras que fornecem empréstimo com garantia:
ITAÚ
Esta opção mencionada está disponível apenas para clientes personalizados. O método permite ao cliente contrair um financiamento que atinge no máximo 60% do valor do imóvel. O prazo de amortização da dívida é de 10 anos.
O correntista que pretende colocar um investimento como segurança na operação de crédito precisa ter um limite pré-aprovado e aplicações que são elegíveis para tal. A contratação é feita pelo serviço de internet banking, entre 20h e 7h.
BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil oferece a seus clientes opções de crédito com garantia de imóvel e veículo. Para obter crédito com o uso do carro como garantia, o ativo deve ter no máximo 10 anos. Além disso, o carro deve ser pago, não pode ser processado nem, ter quaisquer custos, tais como multas ou carteira de habilitação em atraso.
A instituição informa ainda que o crédito concedido a clientes pode chegar a 80% do valor do automóvel e que a entrada máxima para quitar o empréstimo tem a duração de cinco anos. O pagamento da primeira parcela pode ser feito até 59 dias após o recebimento do dinheiro. Os requisitos estabelecidos pela instituição são os seguintes: que o imóvel seja próprio e residencial; que se localize em zona urbana e tenha a documentação em cartório. Além disso, deve esar em boas condições de funcionamento.
SANTANDER
O Banco Santander também oferece empréstimos como garantia usando veículos e imóveis. Os veículos cobertos pela garantia devem ter no máximo cinco anos de fabricação e o cliente pode obter até 70% do valor de mercado do imóvel. O primeiro pagamento pode ser em até 59 dias e o valor total pago nas datas de vencimento da liquidação pode ser prorrogado em até cinco anos. O dinheiro a ser emprestado está limitado a 60% do valor do imóvel e o prazo máximo de amortização é de 20 anos.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO COM GARANTIA
Alguns documentos necessários são:
- RG e CPF ou CNH;
- Se solteiro, Certidão de Nascimento;
- Se casado, Certidão de Casamento;
- Nos casos que o regime de casamento for por Comunhão Universal ou Total de Bens, deverá apresentar — Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (devidamente averbada no cartório de imóveis);
- Se separado/divorciado ou viúvo, Certidão de Casamento;
- Comprovante de Residência atualizado (mês vigente/água, luz ou telefone fixo).
É necessário, ainda, apresentar documentos do imóvel:
- Matrícula do imóvel, caso possua vaga autônoma apresentar matrícula;
- Cópia do IPTU, constando a metragem do imóvel;
- Declaração Negativa de Débitos de Condomínio
O QUE SABER ANTES DE SOLICITAR EMPRÉSTIMOS COM GARANTIA?
Quando se trata de obter um empréstimo com garantia, siga estes passos antes de se inscrever:
VERIFIQUE SEU CRÉDITO
Antes de solicitar um empréstimo, você deve verificar seu relatório de crédito. Se você será aprovado para o empréstimo é em grande parte baseado em sua credibilidade e, embora os empréstimos com garantia possam ter requisitos de crédito menos rigorosos do que empréstimos não garantidos, ainda é importante saber sua pontuação de crédito para qualificação.
VERIFIQUE O VALOR DOS SEUS ATIVOS
O valor do ativo que você deseja usar como garantia geralmente determinará quanto você pode pedir emprestado com um empréstimo com garantia, portanto, obtenha uma avaliação ou pesquise o valor estimado de revenda antes de pesquisar os credores.
COMPARE OS DIFERENTES CREDORES
Comparar por aí permite que você compare as taxas dos credores. Muitos credores fornecem pré-qualificação, o que permite que você veja para o que você é elegível sem impacto no seu crédito. Geralmente é melhor ser pré-qualificado em pelo menos três credores.
Se você estiver se candidatando a um credor online, todo o processo geralmente pode ser feito online. Se você estiver se candidatando em um banco ou cooperativa de crédito, talvez seja necessário visitar um local físico.
O QUE ACONTECE SE VOCÊ NÃO PAGAR O EMPRÉSTIMO COM GARANTIA?
Depois de alguns pagamentos perdidos em um empréstimo com garantia, é provável que o credor recupere o ativo usado para garantir o empréstimo. Em muitos lugares, o credor não é obrigado a notificá-lo da reintegração de posse. Para piorar as coisas, a reintegração de posse não é o fim da questão. Se o ativo recuperado não for o suficiente para cobrir o valor do seu empréstimo, você é responsável pela diferença.
Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.