Poucas palavras são mais usadas no marketing digital como o termo “leads”. Mais do que uma simples palavra, os leads são o foco-chave para a maioria das estratégias, uma vez que correspondem aos potenciais consumidores do produto, do serviço ou portal.
Assim, pode-se dizer que leads são a matéria prima, além do foco, pois também é comum que se fale em “trabalhar leads” e, ainda, usar termos como “leads qualificados”, os quais correspondem a toda uma classe diversa de consumidores dentro dos presentes.
Dessa forma, se esse é o principal foco da maioria das estratégias de marketing digital, qual é a melhor maneira de obter mais desses? A resposta é simples na teoria e complexa na execução: manter um site atrativo.
O que é lead e como qualificar?
Em exemplos simples, um lead é o consumidor em potencial que já entrou no chamado “funil”, que é o termo utilizado dentro do marketing para considerar os clientes que entraram no sistema criado.
Assim, um lead qualificado, nesse caso, será um consumidor que já demonstrou algum interesse maior e que está mais pronto para realizar a conversão.
Em uma comparação, se uma pessoa está buscando “janela”, entra no site e faz o cadastro, já é considerado um lead. Se essa mesma pessoa, contudo, já encontrou no site uma rede de proteção removível para janela basculante, pode-se falar de um lead qualificado.
Isso porque já apresentaria as informações e características necessárias para chegar mais perto de realizar a conversão. No caso da janela, esse cliente em potencial demonstrou interesse no produto exato oferecido pela empresa.
Mas para que os leads cheguem ali e que possam demonstrar essa tendência maior de fechar o negócio, é fundamental que sejam direcionados até o produto, o que poderá ser feito através de um site atrativo.
Como saber se o site é atrativo?
Muitas pessoas se perguntam o que é e como fazer um site atrativo. Um dos primeiros pontos, sem dúvida, é que o site tenha carregamento rápido e leve, pois já se sabe que consumidores não gostam de aguardar enquanto a página demora.
Por isso, antes de pensar em muitas imagens ou cores, é fundamental ver quantos segundos leva o carregamento e em qual posição nos buscadores o site figura. Se alguém busca reumatologista perto de mim, a página é uma das primeiras opções, por exemplo.
Entre os pontos que formam um site atrativo, é possível destacar:
- Rapidez no carregamento;
- Imagens de boa qualidade;
- Informações claras e precisas;
- Atualizações em dia.
Afinal, como é possível gerar mais leads e, por tabela, aumentar o número de clientes em potencial? É o que se verá a seguir.
3 dicas de como gerar mais leads
Gerar mais leads não é uma tarefa difícil se o site está bem otimizado e atrativo, mas nem por isso deve ser considerado algo simples ou que não seja necessário se esforçar para tanto.
Invista em otimização do site
Por mais atrativo que o site seja, o mais importante é que os leads cheguem a ele senão todo o esforço será em vão. Por isso, quando alguém busca cnh carro b, o site de uma empresa que ofereça essa habilitação deve estar em primeiro lugar nas buscas.
Para que isso seja possível, é importante obedecer às regras dos buscadores de modo a fazer com com que o ranqueamento seja realizado de forma eficaz e em benefício da marca. Além disso, deverá carregar rapidamente.
Foco em inbound marketing
Outra forma simples e rápida de obter leads é oferecer conteúdo gratuito, com foco na realização de cadastro. Isso fará com que o cliente em potencial já se torne um lead, e que ele possa ser trabalhado para se tornar um lead qualificado.
Para que esse conteúdo seja atrativo, é importante que seja oferecido em formato de ebooks, vídeo-aulas, textos e planilhas garantindo que o cliente veja valor no material oferecido a ponto de oferecer seus dados.
Site bonito, responsivo e simples
Muitas pessoas pensam que ter um site com muitas imagens, cores e informações será o ideal. Contudo, um site simples, que ofereça boa navegação quando acessado via desktop e bom carregamento na versão mobile, sempre será a melhor escolha.
Se for possível, ainda, oferecer um mapa do site para que o lead encontre ainda mais rapidamente as informações. Caso assim seja, ele dificilmente não retornará.
Considerações finais
Um site atrativo deve ser, antes de mais nada, um site funcional. Se uma pessoa busca serviço de suspensão automotiva, ela optará por uma página que esteja entre os primeiros resultados em buscador e que também carregue rapidamente.
Por isso, um site leve, simples e com informações gratuitas é a chave para obter leads e conseguir ampliar um negócio por meio da qualificação deles.
Sou Santiago Guimarães, neto de portugueses, nasci no Brasil, mas me formei em Portugal e hoje escrevo aqui no meu Portal de Notícias e dou consultoria para empresas de diversos ramos de negócio.