EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: O QUE É, QUEM PODE FAZER, BANCOS E SIMULAÇÃO

O empréstimo consignado é uma boa alternativa para quem procura um crédito saudável, sendo uma opção vantajosa sobre os outros métodos de empréstimo existentes, como cheque especial e empréstimo pessoal, usados ​​para pagar outras dívidas com juros mais elevados.

O crédito consignado tem se tornado uma modalidade de crédito muito procurada principalmente pela facilidade de parcelamento e captação, sem falar em juros acessíveis, mas ainda existem muitas dúvidas de quem pode se beneficiar com esse tipo de empréstimo.

Existem critérios básicos para a aprovação, o que significa que nem todos são elegíveis para usufruir deste benefício; os desempregados, por exemplo, não se qualificam porque não possuem renda comprovada.

Então, entenda o que é empréstimo consignado, como funciona esse tipo de crédito, quem pode toma-lo e suas principais vantagens.

Empréstimo consignado
FOTO: Towfiqu barbhuiya on Unsplash

O QUE É O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

O empréstimo consignado é um empréstimo exclusivo para aposentados do INSS, militares, funcionários CLT de empresas privadas e funcionários públicos diretamente do seu salário ou benefício do INSS, o que reduz o risco de insolvência. Ele garante ao credor o recebimento do valor devido, o que  explica as taxas de juros mais baixas do que as praticadas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades para quitação de dívidas.

QUEM PODE E QUEM NÃO PODE PEDIR UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Em geral, para obter um empréstimo consignado, é necessário ter uma renda fixa garantida e demonstrável. Os que cumprem esse requisito são servidores públicos e aposentados do INSS e empregados do setor privado com carteira de trabalho assinada. Por outro lado, não se enquadra nas regras da folha de pagamento quem só está segurado no INSS, mas não é aposentado e o benefício pode ser revogado e não possuem comprovante de renda do setor.

5 BANCOS QUE FAZEM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Os empréstimos consignados requerem atenção especial nas negociações. Existem grandes diferenças nos serviços oferecidos pelos bancos. Em particular, existem diferenças significativas nas taxas de juros cobradas pelas instituições. O contracheque não exige que o devedor tenha conta ou receba salário no banco em que está negociando, ele permite ainda mais opções. Saiba quais bancos oferecem este serviço:

1. AGIBANK

Reconhecido pelos seus serviços e produtos, o Agibank é hoje uma das referências em crédito pessoal para aposentados e pensionistas, as propostas são bastante atrativas e as taxas de juros são inferiores às da concorrência.

2. BANCO DO BRASIL

Líder no mercado de consignado para os servidores públicos, o Banco do Brasil tem um diferencial importantíssimo: o empréstimo pode ser contratado online com liberação imediata. Isso significa não haver burocracia de documentos.

3. BRADESCO

O Bradesco oferece taxas de crédito consignado com franquia em média em torno de 1,32% ao mês, dependendo da modalidade de contratação. Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pagam em até 84 meses e os servidores públicos em até 96 meses. Entre as vantagens oferecidas pelo banco, estão a contratação via Internet Banking, App Bradesco, caixa eletrônico, serviço 24h, além das próprias agências. O crédito pode ser emitido para correntistas e não correntistas.

4. BANCO BARINSUL

A linha de crédito consignado do Banco Banrisul é amplamente utilizada por aposentados, pensionistas, funcionários públicos e empregados de empresas privadas que têm acesso ao empréstimo, com taxas competitivas e reconhecido atendimento de excelência, o Banrisul é uma ótima opção para o seu próximo empréstimo consignado.

5. ITAÚ

O Banco Itaú oferece excelentes taxas para o crédito consignado. Sua aprovação é rápida e não há necessidade de informar o que será feito com o valor emprestado. Assim que o empréstimo é registrado, o dinheiro é automaticamente depositado na conta do requerente. Uma taxa será cobrada ao mês – dependendo do convênio.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SIMULAÇÃO

Simular é fácil! Basta inserir o valor que você precisa e a quantidade ideal de parcelas no site do banco em que deseja solicitar o empréstimo ou em um aplicativo móvel que ofereça a simulação. Feito isso, confirme se atualmente você é funcionário CLT de uma empresa conveniada. A simulação mostrará a proposta que melhor se encaixa para você.

COMO PAGAR O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DE FORMA MAIS RÁPIDA?

Antecipar as parcelas do empréstimo consignado é uma das formas de quitar os empréstimos. Os adiantamentos são pagos antes do vencimento, portanto, os juros da dívida são reduzidos.

Ao contrário da crença popular, quem tem um empréstimo consignado pode adiantar as prestações. Não é necessário reter a dívida enquanto ela estiver incorrida. Quem parcelou em 84 vezes pode pagar antecipadamente e  em menos tempo ou pagar o valor integral. É um direito do consumidor.

É garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, em todas as modalidades de crédito, tanto para o aposentado quanto para o servidor público. E fique atento para que não haja custo adicional autorizado para esta operação.

Para um pagamento antecipado, o primeiro passo é decidir se você vai pagar as parcelas de forma parcial ou total. Entenda abaixo:

Pagamento parcial → o consumidor pode pagar várias parcelas do empréstimo em simultâneo. Nesse caso, o reembolso dos juros é calculado conforme o adiantamento devido.

Pagamento total → quando o consumidor adianta todos os pagamentos de uma vez. Para se inscrever, você precisa entrar em contato com o banco e solicitar o pré-pagamento do empréstimo consignado. O banco aplicará o desconto antecipadamente. Os valores podem ser pagos em cheque ou débito direto, este procedimento varia conforme a instituição.

COMO EVITAR OS GOLPES DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Um golpe é um esquema ilegal ou desonesto que envolve roubo ou fraude. Golpes têm como alvo pessoas de todas as idades e origens. Eles podem vir de várias formas, incluindo um e-mail, uma carta, um site ou um telefonema.

Eles estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de detectar, especialmente quando se trata de empréstimo consignado.

Golpes de empréstimo consignado podem ser muito convincentes, mas este tópico ajuda você a reconhecer um e se proteger contra eles.

Golpistas muitas vezes fingem estar entrando em contato com você em nome do governo. Eles podem usar um nome confiável, como a Administração da Previdência Social, a Receita Federal, ou inventar um nome que soe oficial. Alguns fingem ser de um negócio que você conhece, como uma empresa de serviços públicos, uma empresa de tecnologia ou até mesmo uma instituição de caridade pedindo doações.

Eles usam a tecnologia para alterar o número de telefone que aparece no seu identificador de chamadas. Portanto, o nome e o número que você vê podem não ser reais.

ELES PODEM DIZER QUE HÁ UM PROBLEMA

Eles podem dizer que você está com problemas com o governo. Ou você deve dinheiro e precisa solicitar o empréstimo. Ou alguém da sua família teve uma emergência. Ou que há um vírus no seu computador.

Alguns golpistas dizem haver um problema com uma de suas contas e que você precisa verificar algumas informações.

Outros mentirão e dirão que você ganhou dinheiro em um sorteio de loteria, mas terá que pagar uma taxa para obtê-lo.

ELES TE PRESSIONAM A AGIR IMEDIATAMENTE

Golpistas querem que você aja antes de ter tempo para pensar. Se você estiver no telefone, eles podem dizer para você não desligar para que você não possa conferir a história deles.

Eles podem ameaçar prendê-lo, processá-lo, tirar sua carteira de motorista ou sua casa.

Eles geralmente insistem que você pague solicitando o empréstimo através de uma empresa de transferência de dinheiro.

Alguns lhe enviarão um cheque (que mais tarde se tornará falso), dirão para você depositá-lo e, em seguida, enviarão dinheiro a eles.

COMO EVITAR CAIR NAS ARMADILHAS

Tome medidas para bloquear chamadas indesejadas e filtrar mensagens de texto indesejadas.

Não forneça suas informações pessoais ou financeiras em resposta a uma solicitação que você não esperava. Organizações legítimas não ligam, enviam e-mails ou enviam mensagens de texto para solicitar suas informações pessoais, como sua Previdência Social, conta bancária ou números de cartão de crédito.

Se você receber um e-mail ou mensagem de texto de uma empresa com a qual faz negócios e pensar que é real, ainda é melhor não clicar em nenhum link. Em vez disso, entre em contato com eles usando um site que você saiba que é confiável. Ou procure o número de telefone deles. Não ligue para um número que eles lhe deram ou para o número do seu identificador de chamadas.

Resista à pressão de agir imediatamente. Empresas legítimas lhe darão tempo para decidir. Qualquer um que o pressione a pagar ou fornecer suas informações pessoais é um golpista.

Pare e fale com alguém em quem você confia. Antes de fazer qualquer outra coisa, diga a alguém — um amigo, um membro da família, um vizinho — o que aconteceu. Falar sobre isso pode ajudá-lo a perceber ser uma farsa.

Deixe um comentário